Raspberry Pi Zero

A Raspberry Pi Zero[1]  tem como vantagens menor dimensão física com metade do tamanho do modelo A+, além disso incorpora hardware para comunicação WiFi e Bluetooth 4.0. Contudo para conectar dispositivos USB ela dispõe apenas de uma porta USB OTG (On-The-Go) micro-usb. Para conectar periféricos USB como teclado, mouse, placa de som é necessário um hub USB tradicional e um adaptador USB OTG.

Como vamos desenvolver um projeto que utiliza áudio para reconhecimento e síntese de voz montamos uma configuração que utiliza o adaptador USB OTG e um hub USB com quatros portas . Em uma das portas conectamos um placa de som USB[2] e nela um headset.

A Rasp Zero está executando o sistema operacional RASPBIAN STRETCH LITE (versão: 04/2018)[3]. Estamos utilizando no modo headless com acesso SSH[4].

Com o hardware conectado e a Rasp alimentada com uma fonte de 2A/5v vamos efetuar alguns testes para verificar o funcionamento da placa de som.

O primeiro comando a executar é o lsusb, que exibe os dispositivos usb e mostra que o hub e placa de som foram reconhecidos.

lsusb

Em seguida vamos executar o aplicativo  alsamixer para ajustar o parâmetros do microfone e alto falante ou fone. Utilize as teclas seta do teclado para mover nos menus e alterar os parâmetros.

 alsamixer -c 1

Para gravar o áudio utilizando o microfone e gerar um arquivo wav executamos o comando:

arecord --device=hw:1,0 --format S16_LE --rate 44100 -c1 test.wav 

E para reproduzir o arquivo wav executamos o comando:

aplay --device=plughw:1,0 test.wav 

Com esse procedimento instalamos uma placa de som USB na Raspberry Pi Zero e testamos o hardware gravando e reproduzindo arquivos de áudio. Destaque para o Raspian que detectou tanto o hub quanto a placa de som sem a necessidade de instalação de drivers.

Referências:

[1] https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-zero/

[2] Placa de som USB

[3] https://www.raspberrypi.org/downloads/raspbian/

[4] Instalação headless do Raspian na Raspberry Pi Zero

 

Deixe um comentário