Gráfico dinâmico com Google Script e Planilha

Em publicação anterior foi apresentado um guia de como enviar dados para uma planilha do Google Docs em tempo real, isto é, a medida que os dados são gerados e enviados ocorre a atualização na planilha. Os dados são enviados por meio de requisições HTTP, assim qualquer plataforma que tenha recursos para efetuar esse tipo de comunicação pode ser utilizada. No exemplo é utilizada uma aplicação cliente em Python que envia dados aleatórios para a planilha. Contudo pode ser utilizado, por exemplo,  uma placa Raspberry enviando dado de sensores diversos ou mesmo o popular Esp8266.

Quando se trata de sensores em muitos casos pode ser útil visualizar os dados na forma de gráficos atualizados a medida que os dados chegam. Nessa nova versão do guia foi acrescentado esse recurso de gerar um gráfico de linhas que é atualizado para cada requisição recebida. Para  geração do gráfico o código do Google App Script foi atualizado,  também é necessário inserir na planilha um gráfico e configurar como linha. O código fonte atualizado está na listagem abaixo.

Veja no vídeo a demonstração dos dados sendo adicionados a planilha e a atualização dinâmica do gráfico.

A combinação do Google App Script com o  Google Docs permite rapidamente prototipar seu dispositivo conectado para enviar dados para a nuvem, armazenar exibir e eventualmente compartilhar esses dados.

Futuramente voltaremos a esse assunto enviando dados reais de sensores. Aguarde.

Suas dúvidas comentários, sugestões e criticas são sempre bem vindos.

Algumas referências:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s