ESP8266 com Micropython

Micropython é uma reimplementação da linguagem de programação Python na versão 3 para aplicação em microcontroladores e sistemas embarcados. Micropython trás essa linguagem amplamente utilizada e reconhecida como elegante e fácil de aprender para o mundo dos pequenos dispositivos. Uma das implementações é para o conhecido, popular e barato ESP8266.

O pai do Micropython é o físico australiano Damien George que em 2013 lançou uma campanha no Kickstarter[1] com o objetivo de completar a implementação do Micropython. Aos financiadores foi enviada uma placa baseada em um microntrolador ARM denominada Pyboard[2].  Com o sucesso da campanha foi lançada uma segunda com o propósito de levar o Micropython para o chip ESP8266. A campanha obteve exito muito acima do esperado e desde então várias versões foram lançadas. O desenvolvimento continua ativo com os binários e código fonte disponibilizados nos site oficial[3]

Para uma prova de conceito sobre a utilização do Micropython  com o  ESP8266  para prototipagem rápida foi desenvolvida uma placa de circuito contendo um módulo ESP12E, regulador de voltagem com saída de 3,3V e header com pinos associados a cada saída do módulo ESP12.

A gravação do módulo pode variar dependendo do modelo e versão utilizado. Aqui no blog já foi apresentado um guia sobre como gravar o firmware[4]. No site oficial existe um roteiro sobre como gravar o firmware utilizando a ferramenta esptool [5].

Com o firmware gravado o prompt de comando interativo do Python é habilitado por padrão via comunição serial [6].  Um recurso interessante é o WebREPL[7] um prompt interativo acessado pelo navegador via Wifi.

Assista no vídeo o famoso hello world que em sistemas embarcados é o programa mínimo para acionar uma saída digital. Foi conectado um LED ao pino de saída para facilitar a visualização.

Em breve serão disponibilizados outros artigos e guias sobre como configurar o Micropython,  utilizar comandos e módulos.

Suas dúvidas comentários, sugestões e criticas são sempre bem vindos.

Referências:

2 comentários

Deixe um comentário