Como criar um Robô com cérebro de Supercomputador

Grandes empresas como Google e IBM lançaram recentemente iniciativas para popularizar os serviços de inteligência artificial que desenvolvem. A Google distribuiu gratuitamente com a edição de maio/2017 da revista Magpi dedicada ao Raspberry PI um kit constituído por uma placa acessória com microfone e alto falante; e uma estrutura de papelão. Com a utilização do software do Google Assistant SDK  é possivel criar uma aplicação para interação com a Raspberry 3 por meio de voz.

A IBM com a plataforma de computação cognitiva Watson criou o robô TJbot um projeto open source para acesso aos serviços do Watson. A estrutura do TJBot pode ser feita de madeira com corte laser em MDF ou impressão 3D, o hardware utilizando também é a Raspberry PI, um servomotor e um led. O software possibilita a interação por voz para controle do servomotor e led.
Como sabemos, no Brasil por conta do custo a placa Raspberry Pi não é acessível a boa parte dos que tem interesse em explorar as tecnologias e reproduzir os robôs e assistentes da Google e IBM. A boa notícia é que pelo fato dessas plataformas utilizarem ferramentas de desenvolvimento multiplataforma como Python e Nodejs é possível com algum ajuste nos códigos reproduzir os projetos em um computador com Windows ou Linux. O hardware para interação pode ser por exemplo o popular Arduino. Para comprovar esse conceito estamos desenvolvendo no blog uma série de tutoriais que utiliza o serviços do IBM Watson. Para esse tutorial foi desenvolvida uma aplicação que controla por meio de reconhecimento de voz o robô móvel  apelidado de ORI. O ORI foi desenvolvido tendo em vista o baixo custo porém sem limnites de funcionalidade.  A ficha técnica resumida é a seguinte: dois servomotores responsáveis pelo movimento diferencial, placa microcontrolada baseada no PIC18F14K50, módulo para Wi-Fi ESP8266 e bateria, todos componentes são montados em uma estrutura de alumínio.  A aplicação de controle tem por base  os códigos do IBM Watson Speech Services for Web Browsers. Desenvolvida em HTML e Javascript é executado em uma navegador (testado com o Chrome). Assim pode ser utilizado para interação um computador tradicional ou um smartphone. Então vamos ao tutorial.

Faça a instalação do  IBM Watson Speech Services for Web Browsers conforme indicado na seção examples. Nesse tutorial utilizei um computador com Windows 10 e microfone. Existe um servidor implementado em Python e outro em Nodejs que foi o que utilizei.  Após a instalação e configuração e iniciar a execução do servidor acesse  http://localhost:3000/, vai abrir uma página na qual é possível testar os vários exemplos. Faça testes e verifique o funcionamento, observe que o sistema está  configurado para reconhecimento em inglês. Para controle do ORI foi utilizado como base o código do exemplo Transcribe from Microphone (figura abaixo).

No sistema para controle do ORI foi alterado o código fonte do servidor Nodejs e no arquivo da página Web o HTML e Javascript. Os códigos são apresentados abaixo.
Código do servidor.

Código do cliente HTML e Javascript.

Veja o vídeo com informações adicionais e a demonstração do sistema

O projeto pode ser adaptado para outros tipos de robô e  os experimentos demonstram que é possível desenvolver aplicações com reconhecimento de voz em plataformas diversas como um computador desktop ou notebook  nos sistemas operacionais Windows ou Linux. Se quiser saber mais ou tiver dúvidas deixe seu comentário.

Anúncios

2 comentários sobre “Como criar um Robô com cérebro de Supercomputador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s